Acontece:
Translate:





Untitled document

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ED

Horário de Aula–O maior tempo da ED deve ser direcionado para os estudos em classes. As chamadas “classes únicas” devem ser de uso excepcional, pois correm o risco de virarem “sermões”, desgastando a ED. Dê preferência a estudos especiais, onde a equipe de professores dirija os estudos, onde um tema especial/comum, será estudado por toda a ED;

 

Classes para Todos–A ED deverá ter classes para todos os alunos/as e/ou membros da igreja. Não importa o tipo de divisão, se por idade, gênero, interesse etc. É importante

 

Planejamento–Uma superintendência centralizadora é uma direção solitária! Procure parcerias com ministérios e departamentos internos da igreja local. Deve-se se fazer pelo menos, uma reunião de planejamento a cada trimestre!

Avaliação–Uma ED que não se avalia periodicamente estará com os seus dias contados. A avaliação possibilita reformular as práticas e devem envolver os alunos, professores, secretários da ED. Deve-se fazer pelo menos duas grandes avaliações por ano. Uma prática interessante, é a Assembléia da Escola Dominical, reunindo todos os alunos, professores e pastor/a da igreja, onde são discutidos e encaminhados temas do interesse exclusivo da ED,

Capacitação–Esta é uma das tarefas mais difíceis na ED. Os estudos, palestras, debates, cursos, oficinas, estímulo à pesquisa, precisam fazer parte da prática dos professores da ED. Sabemos como é difícil a capacitação, por falta de pessoal especializado, horário que atenda a todos etc. Mas é uma necessidade que não se pode ignorar!

Literatura Metodista–A ED tem deve, utilizar, incentivar, valorizar o uso da literatura metodista, não só nas classes, mas como leitura extra-classe ou como “para-didático”. Por melhores que sejam os temas de uma revista para adolescente das Assembléias de Deus por exemplo, que tem uma excelente produção literária, esta ainda será deficitária no que diz respeito ao “modo de ser metodista”, à questão doutrinária, que tem a ver com as nossas doutrinas e crenças e que está presente em nossos periódicos e literatura de apoio.

Celebrações do Calendário Litúrgico, Campanhas, Gincanas, Datas Comemorativas–A ED é um excelente espaço para o exercício da convivência fraterna, prática de fé e comemorações que ao mesmo que preservam a nossa memória, possibilita a confraternização. Deve-se fazer, pelo menos, uma grande campanha ou gincana por ano, com tema específico, logotipo, camisas, estandartes etc., que a identifique e marque! Hoje nós estamos trabalhando sob a temática: Escola Dominical É Pra mime Pra Você. Celebrar as datas comemorativas é um recurso muito rico para ensinar a comunidade e valorizar a nossa cultura.

Visitante Seja Bem-vindo!–“...sua presença é um prazer!”. Uma ED que não cresce em número de alunos, deixa de cumprir um dos seus objetivos, que é o de expandir o Reino de Deus.

Espaço de Evangelização–Pelos mesmos motivos acima, a ED pode ser instrumento, além dos cultos e ações missionárias, para a evangelização, discipulado e expansão do Evangelho na comunidade. Programar a cada trimestre ou semestre, uma Escola Missionária, num Ponto Missionário ou Congregação, possibilitará deslocar a ação evangelizadora da ED.

Espaço de Confraternização e Comunhão–Uma vez por mês, promover uma Escola de Consagração, com um café da manhã, após um encontro de oração em jejum ou a Santa Ceia, havendo logo após um estudo pastoral especial(não é pregação!). Uma atividade como esta, possibilitará encontro, confraternização e comunhão de toda a ED e seus convidados.

Controle de Freqüência–Além do controle da freqüência dos alunos (... não só para exclusão!), a ED deve estar sempre promovendo visitas, eventos, campanhas etc, com vistas a estimular a presença de seus alunos e visitantes a cada domingo, de tal forma que eles sintam que um domingo sem escola, é um domingo sem GRAÇA!

Regimento de Escola Dominical: Cada ED é uma ED em si mesma. Tem que ter uma organização própria, que atenda às demandas de sua igreja e comunidade, entretanto, para fortalecimento da nossa identidade e organização a Coordenação Geral de Ação Missionária aprovou o Regimento da Escola Dominical que deverá ser aplicado em todas as igrejas locais.

Dinâmicas de Grupo: As dinâmicas de grupo ajudam a tornar as aulas mais criativas, participativas, facilitando a aprendizagem do conteúdo.

Divulgação da ED–Todos nós sabemos que a propaganda é a alma do negócio, é preciso desenvolver estratégias de divulgação da ED para que tenhamos cada vez mais pessoas participando deste espaço de crescimento espiritual e social. O público que precisa ver a propaganda da ED não são os alunos da ED, este já a conhecem de perto. É preciso que as pessoas que não freqüentam a ED apenas as outras reuniões da igreja sejam alvo da nossa propaganda.Para isto precisamos desenvolver algumas estratégia.

Estratégias de divulgação

-Chamada nos cultos e programações da igreja

-Mural

-Confecção de convites impressos

-Música

-Gincana

-Brincadeiras

-Jogos

-Novas tecnologias: videos, twitter, orkut, facebook

Profª Deise Marques 1ª RE) - ministrado em Piracicaba-SP




Boletim Missionario -

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim.


SALMOS 66.16

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária Amazonica - Rua Afonso Pena, 1161 - Nossa Senhora das Gracas - Porto Velho - RO - CEP 76804-120 - Fone: 69 3229.2150
Desenvolvido por: