Acontece:
Translate:





Untitled document

Fé é certeza e convicção

(Pastoral de abril /2013)

 

“Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.”

Hebreus 11:1 e 2

 

Introdução

A carta aos hebreus fala dos primeiros heróis da fé, como o texto menciona: “os antigos”.

Nessa extensa lista de heróis e heroínas há uma variedade de pessoas. Desde Abraão (v. 8), chamado o pai da fé, a Raabe (v. 31) – uma prostituta profissional.

O escritor desse livro nos informa que foram tantos heróis e heroínas de fé que ele não teria como enumerar a todos e todas, como Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e tantos outros que, pela fé, subjugaram reinos, praticaram justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos e mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos.

Os heróis e heroínas da fé no Novo Testamento não têm os seus nomes relacionados numa lista, mas têm sua história contada. O que diríamos de João Batista, Pedro, Tiago, João, Felipe, Barnabé, Saulo de Tarso (Paulo), Priscila, Apolo e tantos outros? Todos eles nos inspiram e ensinam até hoje!

Os heróis e heroínas da fé do Novo Testamento é a história da Igreja que registra e essa história ainda está sendo escrita e que todos e todas que receberam Jesus Cristo como Salvador, tiveram os seus pecados perdoados e foram batizados com o Espírito Santo e fogo, como diz João Batista em Mateus 3:11, podem, de fato, ter os seus nomes nessa linha de esplendor sem fim.

O único critério para fazer parte dessa galeria é a fé em Jesus Cristo. Fé que ele é o unigênito do Pai, que Ele se fez homem e habitou entre nós. Morreu na Cruz pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia. Está junto ao Pai de onde voltará para buscar a sua noiva, limpa, lavada e remida por seu sangue derramado na Cruz do Calvário.

Como poderíamos definir o que é fé? Segundo Hebreus 11:1, é CERTEZA  e CONVICCÇÃO.

  1. 1.    Certeza do que você está esperando.

O tamanho da sua fé (Sim, Jesus disse que fé tem tamanho. Lembra da comparação com o grão de mostarda?) vai dimensionar o que você está esperando.

Fé fraca espera coisas pequenas e “reduz” o poder do nosso Deus.

Jesus disse:

  “Tudo é possível ao que crer”. Tudo! E não quase tudo ou somente algumas coisas pequenas.

  “Se creres verás a glória de Deus.”

  “Tudo o que pedirdes em meu Nome ao Pai, crendo, será feito.”

O que você espera do Pai? O que a sua fé o leva a esperar? Coisas grandes ou coisas pequenas?

Eu posso te dizer que a minha fé está esperando maravilhas da parte do nosso Deus! Um ministério pastoral incendiado pelo fogo do Espírito Santo, gerando discípulos e discípulas numa dimensão do crescimento sobrenatural. Esperar menos do que isso é “reduzir” o poder do nosso Deus.

 

  1. 2.    Conviccção do que você não vê.

Esse me parece o grande desafio da fé: convicção de algo que você não vê e nunca viu antes.

Ninguém tem dúvida da existência do vento. Você não pode vê-lo, mas pode sentir o vento, ver suas ações, como mover um “catavento” gigante que por sua ação vai produzir energia eólica, ou sua ação destruidora nos grandes furacões. Você tem dúvida da existência do vento? Claro que não.

A tecnologia moderna criou em coisas que a maioria de nós não vê, como, por exemplo, os aparelhos de telefone celulares de última geração. Em pequenos aparelhos você tem diversas funções (telefone, TV, fotografia, filmadora, rádio, relógio, GPS e muitas outras funções). Realmente eu não sei como pode funcionar, mas eu não tenho nenhuma dúvida: Funciona!

Quais são as convicções espirituais que a tua fé te leva a crer?

Qual a dimensão da tua convicção?

O Apóstolo Paulo citando Isaías 64:4 (porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera). Em I Coríntios 2:9, Paulo diz assim: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.

No versículo 10, Paulo diz:

“Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”.

 

Seu pastor,

 

Carlos Alberto Tavares Alves

Bispo Missionário 

Região Missionária da Amazônia – Rema

 

 




Boletim Missionario -

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.


SOFONIAS 2.3

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária Amazonica - Rua Afonso Pena, 1161 - Nossa Senhora das Gracas - Porto Velho - RO - CEP 76804-120 - Fone: 69 3229.2150
Desenvolvido por: