Acontece:
Translate:





Untitled document

PASTORAL EPISCOPAL - FEVEREIRO/2014

 

 

Plantando Igrejas Saudáveis

 “Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento”.

“De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. 1 CO. 3:6-7

 

A Igreja é o Corpo de Cristo, e como Corpo de Cristo, é um ser vivo, e todo ser vivo é da sua natureza crescer e frutificar (reproduzir). Não é suficiente crescer, é necessário um crescimento saudável.

Porque muitas Igrejas não crescem? Quase sempre a razão está na sua origem, não teve um crescimento saudável, como por exemplo, Igrejas que nascem de divisões. Essas Igrejas já nascem doentes, precisando de cura. Se essa cura não vier, serão doentes em toda a sua existência, e neste caso, não crescem e não reproduzem o que de certa maneira é bom, pois reproduziriam outras Igrejas doentes também.

Seguindo o texto de Paulo, “quem dá o crescimento é Deus”, mas o Senhor só pode usar seres saudáveis para dar crescimento, pois Ele sabe que se usar seres enfermos, o resultado não será outro, senão, seres doentes.

Para plantarmos Igrejas saudáveis algumas coisas são importantes:

1.   Oração - Para que uma planta cresça, ela precisa não somente de um solo apropriado, mas também de raízes saudáveis. Podemos considerar que uma plantação de uma Igreja saudável é indispensável à oração. O apóstolo Paulo em Colossenses 4:2, diz: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”.

Joel Comiskey, em seu livro “Plantando Igrejas que se reproduzem”, que eu recomendo a leitura, e se você ainda não leu, diz o seguinte:

“Deus está levantando uma multidão de plantadores de Igrejas que oram e obedecem. Eles/as estão declarando: Nós não seguiremos em frente se o Senhor não nos guiar”.

Aprendemos que além da importância da oração é fundamental obedecer.

Quando eu era pastor na Igreja Metodista Central de Teresópolis – RJ, depois de orar foi necessário obedecer, nunca é fácil obedecer. A ordem do Senhor foi: “Sair do nosso templo próprio e ir para um galpão no coração da cidade, pagando aluguel”. Nós obedecemos, e após dez anos tínhamos uma Igreja com mil discípulos/as, e outra no antigo templo com trezentos.

Posso afirmar que orar por crescimento e plantação de Igrejas sem obediência é perda de tempo.

2.   Estratégia - Quais estratégias que podem gerar um crescimento sobrenatural?

Precisamos ter em mente que quem dá o crescimento é Deus e as nossas próprias estratégias. Mas elas são importantes também!

Nós aqui na Rema estabelecemos como regra geral, que uma igreja nasce de uma célula, pois entendemos que é a maneira mais prática e funcional. Não tem um custo alto, como aluguel. Essa implantação pode ser iniciada por um/a líder, não precisa ser um/a pastor/a. Com sua multiplicação, a célula arca com as suas próprias despesas, e não precisa construir um templo a princípio, ela pode alugar um local de celebração e ir mudando, cada vez que necessitar de um espaço maior. Até mesmo com recursos próprios, poderá comprar um lugar definitivo do seu templo.

3.   Formação de Liderança – Você conhece uma expressão que diz: “Uma andorinha sozinha não faz verão”? Então, ninguém consegue nada sozinho. Paulo disse: “Eu plantei, Apolo regou...”, pois sempre iremos precisar de outras pessoas conosco, um time no trabalho de plantação e crescimento de Igrejas.

Gaste bastante tempo no discipulado de liderança, e se você ainda não está fazendo isso, comece já, ainda no início desse ano, e você ficará surpreso com os resultados colhidos.

   Voltando a experiência da Central de Teresópolis, nós investimos na formação de líderes naquela igreja, e após alguns anos, fiquei surpreso, pois tinha cem casais de líderes capacitados. Isso mesmo, duzentos líderes, e o melhor, casais, e é claro, além de outros tantos.

4.   Recurso Financeiro – Não tem como fazer a obra do Reino de Deus sem recurso financeiro. DINHEIRO! Se alguém sabe fazer sem dinheiro, me ensine, por favor, quero aprender com você!

Você mesmo seja fiel nos dízimos e nas ofertas (semeadura), e ensine o seu povo a ser também. Você ficará surpreendido com a propriedade que o Senhor dará a Igreja local, pois Ele é o maior interessado em cumprir as promessas de sua Palavra: Na vida do dizimistas ele repreende o devorador e na semeadura, ele dá colheita abundante, ao ponto de precisarmos ampliar os nossos celeiros.

5.   Paixão – Assisti na TV uma entrevista do diretor brasileiro de uma das maiores empresas de informática do mundo. Perguntaram para ele sobre quais eram os requisitos para ser um funcionário dessa empresa. A resposta foi surpreendente: “Além de um caráter bem formado e brilho nos olhos, destaco a paixão pelo que faz”.

Se não formos apaixonados por Jesus, e por pessoas, não poderemos fazer parte desse time que trabalha na implantação do Reino de Deus, plantando Igrejas em todo o mundo, a começar de onde o Senhor nos tem colocado.

Meu irmão e minha irmã, cada vez que nos encontramos, o meu desejo é ver o brilho da paixão nos seus olhos. Lembrem-se: Você não está trabalhando para o seu bispo, mas para o Senhor Jesus, e é a Ele que você prestará contas.

A minha oração é que, naquele dia, Ele possa lhe dizer: “Servo/a bom e fiel, entra....”.

Lembro que todos e todas, estamos caminhando rumo aos 10 mil discípulos/as! A nossa parte Deus não vai fazer, então, mãos à obra. Que o Senhor te use poderosamente.

 

Seu irmão e companheiro na obra do Senhor,

 

 

 

Carlos Alberto Tavares Alves

                                             Bispo Missionário

Região Missionária da Amazônia




Boletim Missionario -

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.


SOFONIAS 2.3

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária Amazonica - Rua Afonso Pena, 1161 - Nossa Senhora das Gracas - Porto Velho - RO - CEP 76804-120 - Fone: 69 3229.2150
Desenvolvido por: