Acontece:
Translate:





Untitled document

Porto Velho, 28 de Junho de 2013.

 

O DISCIPULADO E O CRESCIMENTO DA IGREJA

 

“E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1.4,5 e 8.

 

Há uma procura por novas estratégias e materiais para retiros, escola de líderes, células, que estejam relacionadas com o discipulado. De fato as estratégias e os materiais são muito importantes para a implantação do discipulado nas nossas igrejas. Entretanto, não é mais importante do que o fogo do Espírito Santo ardendo em nossas vidas, o batismo com o Espírito Santo anunciado por Jesus no versículo 5 do texto acima.

O batismo com o Espírito Santo é uma marca em nossas vidas, como por exemplo, o dia do nosso aniversário de nascimento. Não esquecemos! Assim também é o dia quando fomos batizados com o Espírito Santo, não esquecemos a data e nem a experiência que tivemos naquele dia. O meu batismo com o Espírito Santo e com fogo foi por volta das 21 horas do dia 22 de novembro de 1974, numa sexta feira e estava chovendo. E a sua experiência, quando foi? Você se lembra com detalhes daquele dia? 

O batismo com o Espírito Santo é um início, o dia e a hora que Ele vem morar em nós (somos templo do Espírito Santo) que nos proporciona uma maravilhosa caminhada com Ele, realizando sua obra com alegria e com muitos frutos. Você pode olhar para trás e ver os frutos que o Espírito Santo produziu através da sua vida?

Jesus disse que o Espírito Santo viria sobre nós e que receberíamos poder e seríamos testemunhas em todas as partes do mundo a começar por Jerusalém. Hoje, Jerusalém para nós é o lugar onde Deus nos chamou para estar. Por exemplo: Hoje a minha Jerusalém é a Região Norte do Brasil. É aqui que Ele me chamou para estar nesse tempo. A sua é a cidade ou bairro onde você é pastor/a e por meio do discipulado na estratégia de células e sob a unção do Espírito Santo, você vai frutificar de maneira totalmente sobrenatural para o Reino de Deus. 

            Temos ao longo dos anos, sido uma igreja de programas, mas a partir do Concílio Geral de 2011 estamos vivendo uma transição para uma igreja de discípulos e discípulas que estão no caminho da missão em obediência a quem nos chamou: “fazer discípulos/as de todas as nações”.

Um dos nossos grandes desafios é deixar os “programas" que muitas vezes não passam de ativismo com gastos de dinheiro e esforço humano e até mesmo aborrecendo a Deus, pedindo que ele abençoe uma coisa que Ele não nos mandou fazer e nem espera que façamos. Decidimos deixar essa igreja para trás e seguir no trilho do discipulado, ou seja: encontro com Deus (retiros), escola de líderes, célula matriz (homens e mulheres - homem discípula homem e mulher discípula mulher) e consequentemente a multiplicação.

O P.N.M. define a igreja como um organismo vivo e como tal é da sua natureza crescer. O evangelismo é o único núcleo do crescimento da igreja e como a Igreja é o corpo de Cristo (um organismo) é composto por células é de sua natureza crescer, como é da natureza da célula se multiplicar. Nós podemos continuar usando as fórmulas e estratégias que temos usado até hoje, mas o resultado vai ser o mesmo que temos obtido: Não crescer! A experiência, aplicada no mundo todo, mostra que é por meio de células e o poder do Espírito Santo agindo em nossas vidas que a igreja tem crescido e um crescimento explosivo, pois é o crescimento natural: MULTIPLICAÇÃO! 2013 = 50 discípulos; 2014 = 250; 2015 = 1250; 2016 = 6250. ISSO É POSSÍVEL! Só depende de cada um/a, pois o Espírito Santo que esta em nós (João 14.17) já liberou o poder e é da vontade do Pai que assim seja. 

Lembro a todos/as que estabelecemos 2012/2013 como o biênio da nossa transição. 2014 é o início do nosso crescimento explosivo. Estar andando no trilho do discipulado, como já mencionei anteriormente, não é uma opção, mas uma exigência, inclusive para receber nomeação pastoral para o próximo biênio.

Você é o/a pastor/a presidente da igreja local, o/a líder, por isso a responsabilidade é sua (lembre-se: Eu não estou te dando à opção de não fazer, nós decidimos isso juntos num processo que começou no nosso Ministerial no final de fevereiro/inicio de março de 2012). Assim sendo, acredito que em termos de transição já estamos bastante adiantados e com sua alegria e entusiasmo no fazer o trabalho do Reino, vamos, para a glória do Pai, conseguir aquilo que o próprio Pai nos confiou.

Não estamos buscando o crescimento pelo crescimento, mas em obediência a GRANDE COMISSÃO (Mateus 28.19). Podemos fazer muitas coisas na igreja, mas se não cumprirmos essa COMISSÃO, certamente naquele dia o Senhor nos dirá: "Servo/a mau e negligente...".

Quero ainda te lembrar de um fato muito importante com a frase de David (Paul) Yonggi Cho, pastor da maior igreja local do mundo: “Por meio do discipulado com a estratégia de células você pode implantar uma igreja e fazê-la crescer em qualquer lugar do planeta".

Que o fogo do Espírito Santo continue ardendo em sua vida e ministério é a minha oração.

Bispo Carlos Alberto Tavares Alves

                                             Bispo Missionário

Região Missionária da Amazônia




Boletim Missionario -

Busca de Conteúdos no Portal

Encontre
Igrejas e Pastores

Pesquise também:

Versículo do Dia

Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.


SOFONIAS 2.3

Boletim Eletrônico
Informe seu nome e e-mail para receber nosso boletim eletrônico.
Nome:
E-mail:
Região Missionária Amazonica - Rua Afonso Pena, 1161 - Nossa Senhora das Gracas - Porto Velho - RO - CEP 76804-120 - Fone: 69 3229.2150
Desenvolvido por: